Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional

Autores

  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana (UFN). Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Cursos de Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais. Santa Maria – RS – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6014-2188
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Artes e Letras, Santa Maria – RS - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9499-6838

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5

Palavras-chave:

Multimodalidade, Metafunção composicional, Infográfico, Publicidade,

Resumo

A multimodalidade, característica dos textos que reúnem dois ou mais códigos sígnicos (KRESS; van LEEUWEN, 2006) requer um enfoque que enfatize a verbo-visualidade (BRAIT, 2013) dessas composições. O objetivo deste estudo é analisar categorias da metafunção composicional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) pela perspectiva da multimodalidade em infográficos da esfera publicitária, com a finalidade de compreender como se organizam as mensagens selecionadas que se configuram em infográficos. Para tanto, pretende-se: caracterizar os infográficos selecionados com base em categorias da metafunção composicional; compreender como os aspectos multimodais se relacionam aos aspectos funcionais nesses textos; averiguar como atuam os aspectos multimodais na produção dos sentidos. A amostra foi composta por cinco infográficos da área da publicidade selecionados a partir do site Pinterest. A análise multimodal dos textos será realizada a partir de categorias da metafunção composicional, da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006). A análise demonstra que não há somente um foco visual, mas um número variável de elementos multimodais que, com seus diferentes tamanhos, cores e funções comunicativas, contribuem para a criação de diferentes graus de saliência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN). Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Cursos de Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais. Santa Maria – RS – Brasil.

Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora Adjunto no Centro Universitário Franciscano (Santa Maria, RS).

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Artes e Letras, Santa Maria – RS - Brasil.

Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela UFSM, com Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Departamento de Letras Vernáculas.

Publicado

19/11/2019

Como Citar

KNOLL, G. F.; FUZER, C. Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 63, n. 3, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-1911-5. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10847. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais