“O celular acabou a bateria”: uma análise descritiva e formal para o tópico sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11583

Palavras-chave:

Tópico sujeito, Posse externa, Português Brasileiro,

Resumo

Este trabalho examina a sintaxe das construções de tópico sujeito no PB, tais como “o celular acabou a bateria”, com o objetivo de apresentar (i) a descrição das construções de tópico sujeito que envolvem um DP [+possuidor] na posição de sujeito; e (ii) uma proposta de análise teórica, considerando os pressupostos da Teoria Gerativa em sua versão Minimalista (CHOMSKY, 1995, 1998, 2001). Os dados analisados advêm de uma amostra constituída por (1) fala espontânea, recolhida no Rio de Janeiro, entre os anos de 2012 e 2014; (2) sentenças coletadas em buscas on-line, por meio do sistema de pesquisa avançada do Google. A análise aqui proposta é a de que este tipo de tópico sujeito, uma construção em que há posse externa e, por isso, o movimento do DP [+possuidor] para a posição de sujeito é desencadeado por requisitos sintáticos, especificamente, a necessidade de checagem do Caso pelo DP a fim de tornar visível, para a forma lógica, o papel temático de [+possuidor].

Biografia do Autor

Elaine Alves Santos Melo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Letras, Campus Niterói-Gragoatá, Niterói – RJ – Brasil.

Elaine Alves Santos Melo é mestre e doutora em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professoa Adjunta IA da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Email: elainemelo06@gmail.com

Silvia Regina de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Letras, Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Silvia Regina de Oliveira Cavalcante é Mestre em Leras Vernáculas pela UFRJ e Doutora em Linguística pela Unicamp. É bolsista de produtividade do Cnpq e professora associada do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ

Publicado

29/10/2020

Edição

Seção

Artigos Originais