Um caso de parresía

a coragem no discurso e seus efeitos

Autores

  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus Porto Nacioal. Porto Nacional - TO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12419

Palavras-chave:

análise do discurso, parresía, Jean Wyllys

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os sentidos da parresía e seus efeitos em um pronunciamento de um deputado federal brasileiro no qual há o rompimento com as produções discursivas hegemônicas. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o funcionamento de produção e de emergência da parresía como configuradora de sentidos em enunciado constituído e formulado no interior da votação do impedimento do mandato da presidenta Dilma Rousseff em 2016, proferido por Jean Wyllys. Desse modo, ao considerarmos o postulado da Análise do Discurso formulado por Pêcheux de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entendemos que a parresía, aqui tomada tal como Foucault a observa em seus últimos trabalhos, produz, a um só tempo, determinados sentidos e sujeitos circulantes no espaço social. Ante esse quadro concebido, utilizaremos o aparato teórico e metodológico da Análise do Discurso para investigarmos como o dizer-a-verdade é construído e quais seus efeitos na esteira da resistência contra a hegemonia discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus Porto Nacioal. Porto Nacional - TO, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto senso em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto. Email para contato: thiagobsoares@bol.com.br

Publicado

25/08/2021

Como Citar

SOARES, T. B. Um caso de parresía: a coragem no discurso e seus efeitos. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e12419. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12419. Acesso em: 19 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais