A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de história
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12702Palavras-chave:
Análise sociorretórica, Cultura disciplinar, Área de História, Artigo Acadêmico, Seção de IntroduçãoResumo
Este estudo tem como objetivo descrever como a área de História produz e compreende a seção de Introdução de artigos acadêmicos. Para tanto, apoiamo-nos em estudos de Swales (1990), no que se refere à sua concepção de gêneros e à sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange ao estudo sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000; 2009) e Bhatia (2004). Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a Introdução de artigos acadêmicos da área em estudo se configura como uma seção extensa na qual os autores apresentam a contextualização do objeto de análise, a exposição de pesquisas prévias, a indicação dos objetivos do estudo e a apresentação dos aspectos metodológicos que viabilizaram a realização da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.