A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12702

Palavras-chave:

Análise sociorretórica, Cultura disciplinar, Área de História, Artigo Acadêmico, Seção de Introdução

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever como a área de História produz e compreende a seção de Introdução de artigos acadêmicos. Para tanto, apoiamo-nos em estudos de Swales (1990), no que se refere à sua concepção de gêneros e à sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange ao estudo sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000; 2009) e Bhatia (2004).  Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a Introdução de artigos acadêmicos da área em estudo se configura como uma seção extensa na qual os autores apresentam a contextualização do objeto de análise, a exposição de pesquisas prévias, a indicação dos objetivos do estudo e a apresentação dos aspectos metodológicos que viabilizaram a realização da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Lima de Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza - CE – Brazil

Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (2016.1). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA / UECE (2018.2). Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmico (DILETA) da UECE. Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA / UECE

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza - CE – Brazil

Professora adjunta do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DILETA. 

Jorge Tércio Soares Pacheco, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza - CE – Brazil

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada/PosLA da UECE. Professor da Prefeitura de Fortaleza.Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos/DILETA

Publicado

03/05/2021

Como Citar

FREITAS, T. L. de; BERNARDINO, C. G.; PACHECO, J. T. S. A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de história. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e12702. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12702. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais