Wilhelm von Humboldt

paralelos com o círculo de Bakhtin e contribuição para a questão da diversidade linguística

Autores

  • Maria Glushkova Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1922-4448
  • Taciane Domingues Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14950

Palavras-chave:

Wilhelm von Humboldt, círculo de Bakhtin, dialogismo, visões de mundo, diversidade linguística

Resumo

Wilhelm von Humboldt foi um teórico de peso na formação da linguística europeia e da russa. Seu pensamento influenciou amplamente a Escola de São Petersburgo, matriz do Círculo de Bakhtin. Não à toa, conceitos centrais para Mikhail Bakhtin e Valentin Volóchinov dialogam com o pensamento do teórico alemão. Neste artigo, expressamos essa relação através do paralelo entre os conceitos humboldtianos “visões de mundo” e “dualismo”, por um lado, e os aplicados por Bakhtin e Volóchinov “ideologia do cotidiano” e “dialogismo”, por outro. Nosso intuito é facilitar a recepção das ideias de Humboldt pelo público brasileiro, já familiarizado com o Círculo de Bakhtin. Após a exposição teórica, elencaremos excertos de duas conversas com especialistas russos e brasileiros da linguística, educação e ciência sobre a preservação da diversidade linguística, para demonstrar que a concepção de Humboldt sobre a mesma como sendo uma riqueza intelectual está presente nas falas desses especialistas – inclusive, dos brasileiros. Pretendemos, com o artigo, deixar apontada a importância de o Brasil receber mais ampla e aprofundadamente as ideias de Humboldt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

03/05/2022

Como Citar

GLUSHKOVA, M.; DOMINGUES, T. Wilhelm von Humboldt: paralelos com o círculo de Bakhtin e contribuição para a questão da diversidade linguística. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e14950. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14950. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais