Tecnologias digitais, letramentos e multimodalidade

possibilidades para o ensino da oralidade em inglês no ensino superior

Autores

  • Flávia Medianeira de Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Letras e Comunicação, Pelotas, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9152-7243
  • Reinildes Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/POSLIN, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6140-463X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e17292

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Letramentos e multimodalidade, Expressão oral

Resumo

Este artigo relata uma investigação sobre oralidade (i.e., escuta e fala) desenvolvida com licenciandos em Letras-Inglês da Universidade Federal de Pelotas. Nossa intenção é construir uma pedagogia inovadora para práticas letradas orais fundamentadas em teorias recentes sobre a linguagem da era digital. O design e a criação das atividades de aprendizagem se apoiam nos estudos sobre letramentos, contextos de uso, diversidade e multimodalidade a partir dos preceitos da Semiótica Social. Sob a perspectiva do paradigma da pesquisa qualitativa, a análise revela que a pedagogia criada contribui para a construção de conhecimentos dos aspectos fundamentais da linguagem contemporânea pelos licenciandos. Os dados analisados evidenciam que os participantes foram capazes de transferir o que aprenderam para o processo de criar textos orais multimodais, enfocando contextos e propósitos diferenciados, com a integração das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, F. M. de; DIAS, R. Tecnologias digitais, letramentos e multimodalidade: possibilidades para o ensino da oralidade em inglês no ensino superior. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 68, 2024. DOI: 10.1590/1981-5794-e17292. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/17292. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais