Artigos científicos sobre formação em tradução publicados no Brasil

um estudo bibliométrico dos últimos 41 anos (1981-2022)

Autores

  • Marileide Dias Esqueda Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Letras e Linguística, Uberlândia, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6941-7926

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18887

Palavras-chave:

Formação em Tradução, Ensino de Tradução, Formação de Tradutores, Bibliometria, Periódicos Científicos, Artigos Científicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo bibliométrico que examina, quantitativa e qualitativamente (Vanti, 2002; Araújo; Alvarenga, 2011; Ren; Huang, 2021), os artigos científicos que tenham como tema a formação em tradução publicados em periódicos científicos brasileiros especializados em Estudos da Tradução, bem como naqueles vinculados aos campos de Letras e Linguística, em seus números temáticos sobre tradução. Além de aferir dados numéricos quanto ao volume de artigos publicados ao longo dos últimos 41 anos, a seus autores e suas relações de coautoria e às instituições às quais se filiam, este artigo também examina as palavras-chave por eles adotadas, buscando relacionálas a possíveis tendências de pesquisa no subcampo da formação em tradução.

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Biografia do Autor

Marileide Dias Esqueda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Letras e Linguística, Uberlândia, MG, Brasil

Professora Associada / Associate Professor

Curso de Bacharelado em Tradução / Undergraduate Program in Translation (ILEEL/UFU)

Pós-Graduação em Estudos Linguísticos / Graduate Program in Linguistics (PPGEL/ILEEL/UFU)

Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

10/03/2025

Como Citar

ESQUEDA, M. D. Artigos científicos sobre formação em tradução publicados no Brasil: um estudo bibliométrico dos últimos 41 anos (1981-2022). ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e18887. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18887. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais