Fala-em-interação mediada por vídeo

desafios na transcrição de gestos faciais

Autores

  • Ulrike Schröder Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Flavia Fidelis de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e19647

Palavras-chave:

Transcrição multimodal; Interação mediada por vídeo (IMV); Inglês como língua franca, Comunicação intercultural.

Resumo

A pandemia restringiu as interações presenciais, enquanto acelerou a globalização das conexões humanas por meio de videochamadas. Isso possibilitou a realização em larga escala de atividades como trabalho colaborativo, conferências, ensino, consultas médicas, ritos religiosos e encontros familiares. Essas práticas não apenas promoveram a expansão das fronteiras locais, mas também conectaram o mundo globalmente, o que fortaleceu encontros interculturais caracterizados cada vez mais por conversas multilíngues. Nesta nova configuração, as “cabeças falantes” (talking heads) assumem uma importância central. O presente trabalho apresenta e compara dois modelos metodológicos para a transcrição de gestos faciais em interações mediadas por vídeo, conforme propostos por Brunner e Diemer (2021) e Dix (2022). Escolhemos estas duas propostas atuais dentro de uma discussão sobre transcrição refinada no campo da Análise da Conversa Multimodal, como uma primeira tentativa de testar a aplicabilidade desses modelos em interações mediadas por vídeo. Nosso estudo ressalta a necessidade de desenvolver metodologias que capturem a complexidade multimodal dos gestos faciais nessas interações, ao mesmo tempo que demonstra como esses sistemas podem contribuir para métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos que integram dimensões linguísticas e gestuais. Além disso, discutiremos as vantagens e desvantagens dos dois sistemas e faremos propostas para seu aperfeiçoamento.

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Biografia do Autor

Ulrike Schröder, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil

1998 - Mestrado em Comunicação, Germanística e Psicologia (Alemanha)

2003 - Doutorado em Comunicação (Alemanha)

2012 - Livre Docência em Comunicação (Alemanha)

2003-2006 - Leitora do DAAD na UFMG

Atual: Professora Titular, Coordenadora da Câmara de Pesquisa FALE/UFMG, Pesquisadora CNPq

Publicado

26/08/2025

Como Citar

SCHRÖDER, U.; FIDELIS DE PAULA, F. Fala-em-interação mediada por vídeo: desafios na transcrição de gestos faciais. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e19647. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/19647. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais