O dicionário padrão da língua

Autores

  • Maria Tereza Camargo Biderman

Palavras-chave:

Dicionário unilingue, dicionário padrão, thesaurus, corpus, banco de dados, palavra-entrada, verbete, lematização, forma canónica, Índices verborum, - concordância, definição lexicográfica, sinônimo, antônimo, referência cruzada,

Resumo

Os dicionários unilingues têm vários tamanhos e formatos. O número de verbetes que contêm depende do público a que se destina cada dicionário. O dicionário padrão da língua é um dicionário unilingue com 50.000 verbetes aproximadamente, incluindo um acervo léxico substancial, sem constituir, porém, um thesaurus que recolhe todas as palavras do léxico. O dicionário padrão é um instrumento cultural muito importante na sociedade contemporânea. Neste artigo são examinados vários problemas relacionados com a confecção de um dicionário padrão e de dicionários unilingues: a seleção das entradas lexicais, a compilação do corpus (banco de dados), a redação dos verbetes, a definição lexicográfica. Também se analisa a problemática da polissemia e da homonímia na elaboração do dicionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BIDERMAN, M. T. C. O dicionário padrão da língua. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 28, n. 1, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3677. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais