Tipologia dos complementos verbais do português contemporâneo

Autores

  • Sebastião Expedito Ignácio

Palavras-chave:

Complementos verbais, participantes, dinâmica do processo verbal, movimento verbal, ação, processo, recepção, percepção, sensação, estado, mudança de estado, caso semântico,

Resumo

A partir de um ''corpus'' constituído por cerca de 20.000 frases da língua escrita do português contemporâneo, incluindo textos literários e científicos dos ú/limos 34 anos (1950 a 1984), propôs-se uma reclassificação dos complementos verbais, com base nas suas relações sintáticosemânticas com o verbo, núcleo central da estruturação frasai. Tenta-se, assim, demonstrar que a frase portuguesa se estrutura segundo uma gradação de participantes (complementos verbais), que se distribuem por três níveis ou graus, e que tais participantes se realizam segundo uma hierarquia com relação aos seus papéis semânticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

IGNÁCIO, S. E. Tipologia dos complementos verbais do português contemporâneo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 29, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3755. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais