Apontamentos para o estudo da estrutura da frase

Autores

  • Telmo Correia Arrais

Palavras-chave:

Componentes fonológico, sintático e semântico, pragmática, estrutura profunda, estrutura de superfície, transitividade, sujeito, objeto, traços semânticos, restrições seletivas, inserção lexical, criatividade, universalidade, representação semântica, estr

Resumo

Neste trabalho se esboça uma critica às concepções correntes nos estudos da frase, apontando-se as dificuldades de delimitação dos componentes, as inadequações dos níveis estruturais e as controvérsias de questões como criatividade, primazia da sintaxe e universalidade. Descarta-se a identificação das estruturas conceptuais com as representações semânticas, ressaltando-se o papel da codificação na determinação da forma em que as estruturas conceptuais devem ser moldadas na manifestação lingüística. Enfim, destaca-se a relevância da "perspectiva" na estruturação da frase e a semântica como componente básico da gramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ARRAIS, T. C. Apontamentos para o estudo da estrutura da frase. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 32, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais