Lingüística aplicada e o ensino de línguas estrangeiras no Brasil

Autores

  • John Robert Schmitz

Palavras-chave:

Lingüística Aplicada, Teoria Gerativo-Transformacional, aprendizagem de língua estrangeira, fossilização, interlíngua, análise contrastiva, aquisição,

Resumo

Procura-se neste trabalho apresentar um esboço de Lingüística Aplicada e o Ensino de Línguas Estrangeiras no mundo e também no Brasil. Conclui-se que a disciplina está em pleno desenvolvimento com contribuições pertinentes para o ensino e aprendizagem de línguas, além de outras áreas de conhecimento tais como língua pátria, ensino bilíngüe, tradução, alfabetização e letramento. Destaca-se no artigo o estado da arte em Lingüística Aplicada no Brasil que atinge no momento, especialmente no campo de ensino de línguas estrangeiras, a sua maturidade após vinte anos de atividade.

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Como Citar

SCHMITZ, J. R. Lingüística aplicada e o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 36, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3921. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Retrospectiva