Expressão de atitudes na fala com gagueira: Percepção de falantes fluentes

Autores

  • Leticia Correa Celeste FEAD - Centro de gestão empreendedora FEAD - Departamento de Fonoaudiologia. Belo Horizonte - MG - Brasil. 30.140-100.
  • César Reis UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras. Belo Horizonte - MG - Brasil. 31.270-901.

Palavras-chave:

Teste perceptivo, Prosódia, Atitudes, Gagueira,

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar como falantes fluentes do português brasileiro percebem a expressão das atitudes de certeza e dúvida em falantes com gagueira. Para tanto, foram coletados dados em dois momentos: 1. material de fala e 2. teste perceptivo. Dois grupos participaram do primeiro momento, sendo 12 indivíduos com gagueira (GE) e 12 sem (GC). Esses participantes gravaram 2 frases em cada uma das três formas estudadas (neutra, expressão de dúvida e expressão de certeza). Para teste perceptivo participaram 60 juízes: 30 julgaram os enunciados do GC e 30 julgaram os enunciados do GE. Foram contabilizadas 1440 respostas para o GC e 1080 respostas para o GE. Foi utilizado o teste de uma afirmativa sobre uma e duas proporções, com significância de 95%. Os resultados mostraram diferença estatisticamente significativa entre os resultados dos juízes do GC e os juízes do GE: os juízes reconhecem melhor as atitudes expressas pelas pessoas sem gagueira do que aquelas expressas pelas pessoas com gagueira.

Biografia do Autor

Leticia Correa Celeste, FEAD - Centro de gestão empreendedora FEAD - Departamento de Fonoaudiologia. Belo Horizonte - MG - Brasil. 30.140-100.

Fonoaudióloga (CRFa 4357), mestre e doutora em Linguística (UFMG). Professor adjunto do curso de Fonoaudiologia da FEAD.

Downloads

Publicado

28/06/2013

Edição

Seção

Artigos Originais