Como é possível vivermos e convivermos em um mundo real e nos comunicarmos exclusivamente no âmbito de um universo discursivo?

Autores

  • Jussara Abraçado

Palavras-chave:

Dêixis, Referência, Cognição, Gramática

Resumo

O fenômeno da dêixis tem merecido pouca atenção dos estudos linguísticos. Não éde se estranhar que assim seja, uma vez que a noção de dêixis está atrelada à própria noçãode língua e admitir a existência da dêixis implica rejeitar as noções de sistema linguísticoabstrato ou de universo discursivo, ambos separados do mundo ambiental, conforme sepostula. A questão que discutimos aqui é: Como é possível vivermos e convivermos em ummundo real, e nos comunicarmos através de um sistema linguístico abstrato ou no âmbitode um universo discursivo? Respaldados em estudos sobre a linguagem humana de baseevolucionista e cognitivista, nossa proposta é apresentar evidências de que nos comunicamosem um mundo real e de que a dêixis constitui um elo entre o mundo ambiental e a gramáticade uma língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ABRAÇADO, J. Como é possível vivermos e convivermos em um mundo real e nos comunicarmos exclusivamente no âmbito de um universo discursivo?. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 55, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4174. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais