Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo

Autores

  • Maria Izabel de Oliveira Massoni

Palavras-chave:

Coerência, superestrutura, lugares discursivos

Resumo

Este trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MASSONI, M. I. de O. Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 46, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221. Acesso em: 5 dez. 2024.