A língua portuguesa no ensino médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula

Autores

  • Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva Universidade Potiguar - UnP
  • João Gomes da Silva Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino médio, Aula de língua portuguesa, Concepção de língua, Prática docente, Conteúdo de ensino, Discurso de sala de aula

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre o lugar da língua como conteúdo de ensino na aula de língua portuguesa, conforme pode ser observada em situações concretas. A investigação segue uma vertente de pesquisas que, na confluência dos estudos da linguagem e da educação, busca respostas para uma problemática envolvendo as atuais políticas públicas brasileiras para a educação, a formação docente e os estudos sobre o ensino da língua materna, em face da imperativa necessidade de melhoria dos atuais níveis de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Nesse contexto, pretendemos identificar o tratamento dado às questões de língua, analisar como o professor utiliza o livro didático e verificar as relações entre a abordagem oficial e a prática pedagógica. A pesquisa é situada na Linguística Aplicada e adota procedimentos qualitativos e etnográficos. O corpus, ora restrito à fase de desenvolvimento da aula, constitui-se de informações colhidas numa escola pública estadual do ensino médio. Os resultados indicam a necessidade de intervenções na formação docente, com aprofundamento dos componentes curriculares sobre língua e sua didatização. Conclui-se que há necessidade de pesquisas e ações efetivas sobre a formação docente, no sentido de que se estabeleçam relações funcionais entre conteúdos teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Professora do Curso de Letras; Pesquisadora do grupo de pesquisa Análise Textual dos Discursos em Educação/UFRN

João Gomes da Silva Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras da UFRN, área de concentração Linguística Aplicada, linha de pesquisa Gramática, Cognição e Discurso. Grupos de pesquisa: Análise Textual dos Discursos em Educação

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Publicado

28/06/2013

Edição

Seção

Artigos Originais