A filosofia da linguagem de V. Voloshinov e o conceito de ideologia

Autores

  • Claudiana Narzetti Universidade Estadual Paulista/Araraquara. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Palavras-chave:

Ideologia, Voloshinov, Filosofia da linguagem, Círculo de Bakhtin,

Resumo

Este trabalho trata da concepção de ideologia que atravessa e constitui a filosofia da linguagem de V. Voloshinov, um dos membros do Círculo de Bakhtin. Ele tem por objetivo lançar novas luzes sobre alguns pontos complexos e delicados da concepção global de ideologia sustentada por Voloshinov, acerca dos quais os estudiosos do grupo russo ainda não chegaram a uma definição ou a um consenso. A exposição se organiza em torno de três pontos: 1) a ideologia enquanto elemento estrutural da sociedade; 2) a ideologia enquanto campo dos signos; 3) a ideologia enquanto representações do real. A reflexão centra-se nas formulações nas quais Voloshinov avança com base naquilo que suas fontes teóricas já haviam proposto, principalmente no que tange à articulação da ideologia com a linguagem. Espera-se que o trabalho possa chamar a atenção para a importância de uma recuperação desse conceito e de sua articulação com outros formulados ao longo da trajetória teórica do Círculo de Bakhtin, como o de diálogo, com vistas a um enriquecimento cada vez maior dos trabalhos de análise do discurso de orientação bakhtiniana.

Biografia do Autor

Claudiana Narzetti, Universidade Estadual Paulista/Araraquara. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Membro do SLOVO (Grupo de Estudos do Discurso).

Downloads

Publicado

28/08/2013

Edição

Seção

Artigos Originais