Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino

Autores

  • Ana Carolina Sperança-Criscuolo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Araraquara

Palavras-chave:

Sintaxe, Oração complexa, Abordagem funcionalista, Complexidade, Descrição, Ensino,

Resumo

Neste trabalho, a partir de uma discussão acerca de problemas relacionados ao ensino de gramática, pretende-se fazer uma proposta de descrição e ensino de algumas orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva interdiscursiva. Com base nos pressupostos da teoria da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), observaram-se aspectos subjetivos codificados na sintaxe dessas orações, motivados pelas intenções do falante. Verificou-se que as construções complexas estudadas, do ponto de vista pragmático, compreendem estratégias de que o falante dispõe para demonstrar maior ou menor comprometimento com o que diz, preservando sua face, e também para garantir a confiabilidade da informação asseverada; do ponto de vista do sistema da língua, revelam adaptações que a língua sofre em função das necessidades comunicativas do falante (BYBEE, 2010). Acredita-se que o ensino dessas orações, a partir de sua funcionalidade, pode tornar a prática em sala de aula mais eficiente, melhorando o desempenho linguístico dos alunos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Sperança-Criscuolo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Araraquara

Departamento de Linguística, Faculdade de Ciências e Letras

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Publicado

28/08/2013

Como Citar

SPERANÇA-CRISCUOLO, A. C. Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4681. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais