Discutindo a dimensão sociolinguística do projeto ALiB: uma reflexão a partir do perfil dos informantes

Autores

  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Valter Pereira Romano Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Dialetologia pluridimensional, Atlas Linguístico, Brasil, Informantes,

Resumo

Este trabalho centra-se na discussão da dimensão pluridimensional dos estudos dialetológicos e tem como objetivos: i) discutir aspectos da dimensão sociolinguística do projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil), com base no perfil estabelecido para a seleção dos informantes e ii) apresentar um panorama das características dos 200 informantes do ALiB entrevistados em 25 capitais brasileiras, discutindo tendências evidenciadas nesse universo de falantes da língua portuguesa contemporânea, especialmente em termos de nível de escolaridade, de contatos com os meios de comunicação - televisão e rádio -; de hábitos de leitura de jornal e de hábitos de diversões - cinema e teatro. Para tanto, recupera dados historiográficos relativos à disciplina Dialetologia, destacando aspectos que apontam, desde os seus primórdios, para a necessidade de se considerar, além da horizontalidade, aspectos relacionados à dimensão vertical dos estudos linguísticos, adotando-se também variáveis sociais como parâmetro para a descrição e análise da fala de grupos sociais fixados em zonas geográficas previamente delimitadas.

Biografia do Autor

Aparecida Negri Isquerdo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1975) e Doutorado em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Docente aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professora convidada(PV/CNPq) na Universidade Estadual de Londrina (2005/2006). Atualmente é Professora Colaboradora, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens.e na Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Bolsista PQ/CNPq. Pesquisadora na área do léxico, atuando sobretudo em pesquisas sobre léxico regional e toponímia, e na área dos estudos dialetais - atlas linguísticos e léxico regional.

Valter Pereira Romano, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Possui Mestrado em Estudos da Linguagem (2012). Atualmente é doutorando em Estudos da Linguagem nesta mesma instituição (2012-2016). Atua nos Projetos Atlas Linguistico do Brasil - regional Paraná e Tesouro do Léxico Patrimonial do Galego e Português: Brasil. Faz parte do corpo editorial da Revista Signum: Estudos da Linguagem. É professor de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Downloads

Publicado

18/12/2012

Edição

Seção

Artigos Originais