O conhecimento metalinguístico, os enquadramentos da construção dos significados nos textos e o ensino de língua portuguesa

Autores

  • Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras – Departamento de Letras Vernáculas. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1504-1

Palavras-chave:

Gêneros discursivos e textuais, Desenvolvimento metalinguístico, Ensino do português como língua materna, Produção textual,

Resumo

Propõe-se o conceito de enquadramentos da construção dos significados nos textos, referentes às dimensões das experiências comunicativas das pessoas, manifestadas na estrutura léxico-gramatical dos textos: gênero, registro, teor, campo e modalidade. Observamse esses enquadramentos na análise de uma redação dissertativo-argumentativa que não corresponde a nenhuma das expectativas esperadas para a natureza do material solicitado pela proposta de escritura. O mesmo texto é apresentado a 80 alunos do Ensino Médio, e a observação dos seus comentários revela a qualidade dos seus conhecimentos metalinguísticos: a compreensão dos níveis de análise linguística limitada à palavra; a percepção do registro, mas não dos outros enquadramentos; a limitação aos aspectos lineares-superficiais e rudimentares do texto: ortografia, pontuação etc., e a visão do texto na sua dimensão língua-objeto, e não metalinguagem. A análise suscita observações acerca das condições atuais do ensino de língua materna no Brasil em termos dos saberes escolares que os alunos têm construído sobre a linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras – Departamento de Letras Vernáculas. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Professor do Departamento de Letras Vernáculas Faculdade de Letras UFRJ

Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada FAculdade de Letras UFRJ

Professor do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS Capes MEC

Publicado

28/04/2015

Como Citar

GERHARDT, A. F. L. M. O conhecimento metalinguístico, os enquadramentos da construção dos significados nos textos e o ensino de língua portuguesa. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 59, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/1981-5794-1504-1. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7074. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais