Funcionalismo e abordagem construcional da gramática

Autores

  • Ivo da Costa do Rosário UFF - Universidade Federal Fluminense. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.
  • Mariângela Rios de Oliveira Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. UFF - Universidade Federal Fluminense. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1608-1

Palavras-chave:

Funcionalismo, Construcionalização, Mudança construcional, Cognitivismo,

Resumo

Este artigo apresenta, discute e exemplifica os rumos da pesquisa funcionalista em sua orientação mais recente, no diálogo com os estudos cognitivistas. Fruto dessa interrelação, destaca-se a abordagem construcional da gramática, na ênfase do pareamento função x forma que marca as expressões linguísticas. Além de apontar os ganhos teórico-metodológicos que tal diálogo tem trazido no âmbito do Funcionalismo, o artigo faz referência também às especificidades de ambas as vertentes teóricas e aos ajustes necessários a fim de que possam ser desenvolvidas pesquisas nessa interface. O tratamento da gramática em perspectiva holística e o rigor na detecção de propriedades de sentido e estrutura que marcam os usos linguísticos são considerados vieses positivos e promissores da pesquisa funcionalista de abordagem construcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo da Costa do Rosário, UFF - Universidade Federal Fluminense. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

Possui graduação em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já atuou como professor substituto no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. É vice-líder do grupo D & G (Discurso e Gramática), na UFF, que tem por finalidade promover discussões e produzir trabalhos na área de Linguística Funcional. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, gramaticalização, morfossintaxe, articulação de cláusulas.

Mariângela Rios de Oliveira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. UFF - Universidade Federal Fluminense. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular da Universidade Federal Fluminense. Coordena o GT "Descrição do Português", da ANPOLL, e é coordenadora nacional do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática". Editora-chefe da Revista Gragoatá. É chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe e advérbios.

Publicado

25/08/2016

Como Citar

ROSÁRIO, I. da C. do; OLIVEIRA, M. R. de. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 60, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/1981-5794-1608-1. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8007. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais