Valentín Nikoláievitch Volóchinov: detalhes da vida e da obra encontrados em arquivos

Autores

  • Sheila Vieira de Camargo Grillo Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo – SP
  • Ekaterina Vólkova Américo Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Letras, Niterói – RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1709-1

Palavras-chave:

Volóchinov, Círculo de Bakhtin, Arquivos do ILIAZV,

Resumo

Neste artigo relatamos e descrevemos as descobertas de nossa pesquisa realizada nos arquivos da Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências, onde foram consultadas os documentos do Instituto da História Comparada das Literaturas e Línguas do Ocidente e Oriente (ILIAZV), lugar de atuação de Valentín Nikoláievitch Volóchinov entre 1925 e 1932. A pesquisa documental permitiu o conhecimento da trajetória acadêmica e mesmo pessoal desse autor, na época em que produziu, entre outras, a obra Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Entre os principais achados da consulta ao arquivo destacamos: a forte presença da teoria marxista em diversas atividades do ILIAZV, a participação de Volóchinov nessas atividades, a atuação de Volóchinov na seção de metodologia da literatura, a presença de temas de trabalhos de Medviédev e de Bakhtin em planos dos relatórios de Volóchinov entregues ao ILIAZV, o reconhecimento dos méritos acadêmicos de Volóchinov por pesquisadores do ILIAZV, a metodologia de trabalho de Volóchinov, as mudanças nas instituições acadêmicas soviéticas entre 1925 e 1932.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01/09/2017

Como Citar

GRILLO, S. V. de C.; AMÉRICO, E. V. Valentín Nikoláievitch Volóchinov: detalhes da vida e da obra encontrados em arquivos. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 2, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1709-1. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8962. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais