MOOCs para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-4Palavras-chave:
Ensino de línguas estrangeiras, CALL, MOOCs, Conectivismo,Resumo
Com o aumento da oferta na rede mundial de computadores dos chamados Cursos On-line Massivos e Abertos, mais conhecidos por seu acrônimo em inglês MOOCs (Massive Online Open Courses), cria-se a necessidade de que se pesquise de maneira mais aprofundada sua dinâmica, sua pedagogia e sua estrutura a fim de que se possa estabelecer um juízo sobre as possibilidades de uso efetivo desta nova ferramenta para o ensino de línguas estrangeiras. Neste trabalho, situado no âmbito das pesquisas em CALL (Computer Assisted Language Learning), partimos da perspectiva da Teoria Conectivista, estabelecida, sobretudo, a partir dos estudos de Siemens e Downes, para analisar dois cursos de línguas estrangeiras na modalidade MOOC, oferecidos em diferentes plataformas digitais: o curso de espanhol para estrangeiros oferecido pela UNED em plataforma própria e o curso de mandarim para hispanofalantes veiculado pela plataforma UNIMOOC. Em ambos os casos, evidencia-se que os cursos não cumprem o que prometem, apresentando falhas no processo de ensino, sobretudo no que tange à necessidade de criar espaços propícios à interação. Este trabalho inscreve-se em uma proposta de pesquisa mais ampla, cujo objetivo é estabelecer critérios adequados para a criação de MOOCs para o ensino de línguas estrangeiras.Downloads
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Publicado
25/04/2018
Como Citar
FONTANA, M. V. L.; LEFFA, V. J. MOOCs para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 1, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1804-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/9895. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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