MOOCs para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista

Autores

  • Marcus Vinicius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - Rio Grande do Sul
  • Vilson José Leffa Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-4

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras, CALL, MOOCs, Conectivismo,

Resumo

Com o aumento da oferta na rede mundial de computadores dos chamados Cursos On-line Massivos e Abertos, mais conhecidos por seu acrônimo em inglês MOOCs (Massive Online Open Courses), cria-se a necessidade de que se pesquise de maneira mais aprofundada sua dinâmica, sua pedagogia e sua estrutura a fim de que se possa estabelecer um juízo sobre as possibilidades de uso efetivo desta nova ferramenta para o ensino de línguas estrangeiras. Neste trabalho, situado no âmbito das pesquisas em CALL (Computer Assisted Language Learning), partimos da perspectiva da Teoria Conectivista, estabelecida, sobretudo, a partir dos estudos de Siemens e Downes, para analisar dois cursos de línguas estrangeiras na modalidade MOOC, oferecidos em diferentes plataformas digitais: o curso de espanhol para estrangeiros oferecido pela UNED em plataforma própria e o curso de mandarim para hispanofalantes veiculado pela plataforma UNIMOOC. Em ambos os casos, evidencia-se que os cursos não cumprem o que prometem, apresentando falhas no processo de ensino, sobretudo no que tange à necessidade de criar espaços propícios à interação. Este trabalho inscreve-se em uma proposta de pesquisa mais ampla, cujo objetivo é estabelecer critérios adequados para a criação de MOOCs para o ensino de línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela UFSM em 2015. Mestrado em Linguística Aplicada pela UCPel em 2009. Licenciado em Letras - Espanhol pela UFPel em 2006. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM desde 2009, área de Espanhol, e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede.

Vilson José Leffa, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas - Rio Grande do Sul

Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine.

Publicado

25/04/2018

Como Citar

FONTANA, M. V. L.; LEFFA, V. J. MOOCs para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 1, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1804-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/9895. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais