Ideologias de gênero e ideologias de língua(gem) em páginas feministas do facebook

Autores

  • Fabiana Poças Biondo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1909-3

Palavras-chave:

Ideologias de gênero, Ideologias de linguagem, Ataque metapragmático, Conflito discursivo, Facebook,

Resumo

O trabalho tematiza a questão das relações entre ideologias de gênero e ideologias de língua(gem), de modo a problematizar a hipótese de convergências entre hegemonias linguísticas e a ordem hegemônica de gênero, fixada pela tradição etnocêntrica ocidental. A partir de exemplos de duas comunidades ativistas feministas da rede social Facebook, investigadas desde 2013 em um estudo etnográfico virtual, o trabalho focaliza a função metapragmática exercida por comentários de participantes dessas comunidades. Orienta-se pela compreensão da linguagem como ação social (BAUMAN; BRIGGS, 1990), pelos conceitos de “ideologia de linguagem” (WOOLARD, 1998), de “conflito discursivo” (BRIGGS, 1996) e de “ataque metapragmático” (JACQUEMET, 1994) e pela apreensão dos processos de construção de identidades em suas relações com as disputas de poder e controle na interação e no mundo social (SIGNORINI, 1998; MOITA LOPES, 2010). Nesses espaços-tempos, as hegemonias de gênero/sexualidade e as hegemonias linguísticas aparecem interligadas, atendendo aos propósitos de (des)credibilização de argumentos, (não) preservação da face e (re)orientação das interações. Isso ocorre sobretudo nas tentativas de normatização do uso da língua(gem), que invocam um modelo cultural escolarizado e estabelecem relação entre esse modelo e a capacidade dos sujeitos de compreensão das questões em discussão, sobre gênero e sexualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Poças Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras também pela UEM. Professora Adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS, atuando nos Cursos de Letras, na Especialização em Linguística Aplicada e no Mestrado em Estudos de Linguagens. Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, sobretudo nos seguintes temas: letramentos; linguagens e tecnologias; linguagens e identidade; letramento acadêmico.

Publicado

16/09/2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ideologias de gênero e ideologias de língua(gem) em páginas feministas do facebook. ALFA: Revista de Linguística, v. 63, n. 2, 16 set.2019.