Publicidade e figurativização

Autores

  • Diana Luz Pessoa de Barros

Palavras-chave:

Semiótica, figurativização discursiva, sensorialidade, criatividade, ideologia, publicidade,

Resumo

Examinam-se neste artigo as diferentes funções do procedimento de figurativizaçãodos discursos, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa. A figurativização assinala,com os temas, a determinação sócio-histórica e ideológica dos discursos; dá aos discursostemático-figurativos coerência semântica; participa, nos discursos temáticos, das estratégiasde persuasão argumentativa, com figuras ocasionais e esparsas; concretiza os temasabstratos e produz efeitos de realidade; cria efeitos de concretização sensorial e dá "corporalidade"ao discurso e às relações entre enunciador e enunciatário; contribui para a produção deefeitos de novidade e de criatividade estética, para dar prazer estético ao destinatário e paraque enunciador e enunciatário partilhem instantes de "perfeição". Foram analisadas, entre outras,figuras das diferentes idades do homem, em anúncios publicitários de bancos, apresentadosna imprensa escrita, de agosto de 2000 a abril de 2004.

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Como Citar

BARROS, D. L. P. de. Publicidade e figurativização. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 48, n. 2, 2004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4294. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais