A indeterminação da linguagem: léxico e gramática

Autores

  • Letícia Rezende

Palavras-chave:

Linguagem, indeterminação, ensino, léxico, gramática,

Resumo

O texto opõe dois modos de estudar os fenômenos lingüísticos e, portanto, dois modos de instaurar as unidades de análise lingüística: um estático, outro dinâmico. No enfoque estático, a proposta de que a linguagem seja determinada e o conceito de sintaxe dela derivado separam léxico e gramática. No enfoque dinâmico, a natureza indeterminada da linguagem e o conceito de hipersintaxe dela derivado articulam léxico e gramática. Embora o texto defenda que o enfoque dinâmico possa dar origem a um modo diferente de observar os fenômenos lingüísticos em geral, mostra, em particular, a importância dessa perspectiva para o ensino de línguas.

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Como Citar

REZENDE, L. A indeterminação da linguagem: léxico e gramática. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 44, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4215. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais