Redes de integração conceptual em narrativas Sociolinguísticas

Autores

  • Jan Edson Rodrigues Leite Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Mábia Nunes Toscano Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Andréa de Oliveira Gomes Martins Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Palavras-chave:

Mesclagem, Redes de integração conceitual, Rede especular, Rede simples, Rede de duplo alcance, Rede de alcance único, Conceptualização,

Resumo

Este artigo pretende descrever a emergência de Redes de Integração Conceptual em dados da fala de usuários da variedade sociodialetal pessoense, a fim de mapear o uso de estratégias cognitivas de conceptualização na construção de narrativas orais. Para isso, utilizamos o corpus do Projeto Variação Linguística do Estado da Paraíba (VALPB) que se propõe, a partir dos dados coletados, apresentar o perfil linguístico do falante da Paraíba. A partir desse corpus, fizemos a classificação e a análise das ocorrências de redes de integração identificadas; observamos e descrevemos as relações vitais estabelecidas durante a integração conceitual; e procuramos descrever o funcionamento da tipologia de redes a partir da mesclagem conceitual resultante das conceptualizações presentes nas narrativas orais produzidas pelos indivíduos nos contextos de uso da língua. Orientamo-nos sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente dos trabalhos de Fauconnier e Turner (2002). Por fim, organizamos os resultados da análise, discutindo diversas ocorrências nas diferentes variáveis encontradas no corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Edson Rodrigues Leite, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

 

Downloads

Publicado

28/06/2013

Como Citar

LEITE, J. E. R.; TOSCANO, M. N.; MARTINS, A. de O. G. Redes de integração conceptual em narrativas Sociolinguísticas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4648. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais