O trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa: uma atividade direcionada a quem?

Autores

  • Josiane Redmer Hinz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria da Glória Corrêa di Fanti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Professor-estagiário, Abordagem dialógica, Direcionamento da atividade,

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa, considerando a importância e a complexidade dessa atividade. Fundamentado na teoria bakhtiniana e nas ciências do trabalho, este estudo, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar para quem é direcionada a atividade dos professores de língua portuguesa durante o período de estágio supervisionado, de modo a observar qual é a influência desse direcionamento no desenvolvimento do trabalho docente. Para tanto, são analisados enunciados concretos produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três alunos do curso de Letras de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul. Resultados apontam para o fato de que a questão do direcionamento da atividade é bastante conflituosa, pois, apesar de os estagiários considerarem que deveriam ter o aluno como principal destinatário, nem sempre isso se concretiza, já que precisam adequar seu trabalho a exigências distintas, muitas vezes divergentes de seus próprios pontos de vista.

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Biografia do Autor

Josiane Redmer Hinz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Bagé. Integra o grupo de pesquisa Tessitura: vozes em (Dis)curso.

Maria da Glória Corrêa di Fanti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, é professora do Departamento de Estudos Linguísticos e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC/RS, atuando nas linhas de pesquisa Teoria e Uso da Linguagem e Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem. Coordena o GT Linguagem, Enunciação e Trabalho da ANPOLL e lidera o grupo de pesquisa Tessitura: Vozes em (Dis)curso.

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Publicado

28/06/2013

Como Citar

HINZ, J. R.; DI FANTI, M. da G. C. O trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa: uma atividade direcionada a quem?. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4660. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais