A aula de português: sobre vivências (in)funcionais

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Josa Coelho da Silva Irigoite UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Florianópolis – SC – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1504-2

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de língua materna, Usos sociais da escrita, (In)funcionalidade,

Resumo

Este artigo tematiza a aula Português, discutindo a educação linguística escolar para os usos sociais da escrita. Trata-se de uma abordagem – fundada em reflexões sobre (in)funcionalidade de Ponzio (2008-2009) – que objetiva responder à seguinte questãoproblema: ‘Em se tratando de aulas de Português em classes de Educação Básica situadas em entornos de vulnerabilidade social, é possível ensaiar um processo de elaboração didática – no ensino dos usos sociais da escrita – que não se limite à funcionalidade?’ A base teórica é a filosofia da linguagem bakhtiniana, a antropologia da linguagem dos estudos do letramento e a psicologia da linguagem de fundamentação vigotskiana. Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram gerados por meio de pesquisa documental em vivências do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid/Capes – e cuja análise tem base interpretativista. Os resultados sinalizam possibilidades de uma ação didática que, valendo-se da funcionalidade que caracteriza o aparelho escolar e as novas tecnologias, abra espaços à educação para o infuncional, para os usos da escrita em que a palavra não se rende à lógica do mercado global.

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Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas. Florianópolis – SC – Brasil.

Professora adjunta 2 do Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuante na área de Linguística Aplicada

Josa Coelho da Silva Irigoite, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Florianópolis – SC – Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e também membro do grupo Cultura escrita e escolarização, no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da UFSC; professora da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Publicado

28/04/2015

Como Citar

CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; IRIGOITE, J. C. da S. A aula de português: sobre vivências (in)funcionais. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 59, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/1981-5794-1504-2. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/6662. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais