Representações discursivas da Escola Democrática do DF na mídia jornalística
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1807-3Palavras-chave:
Análise de discurso crítica, Representações discursivas, Teoria da semiótica social da multimodalidade, Violência escolar,Resumo
Neste artigo, tratamos da accountability horizontal, da accountability societal vertical, da representação e da intertextualidade a fim de analisar as representações discursivas da escola democrática, da qualidade da democracia (DIAMOND; MORLINO, 2005; O’DONNEL, 1998) e da violência (MINAYO, 2006, 2009) que reproduzem relações de dominação e de exploração (FAIRCLOUGH, 2003). Esse estudo demonstra como os efeitos potenciais de sentido que a mídia jornalística transmite, no gênero reportagem, legitimam relações sociais hegemônicas. A análise linguística dos textos verbais, não verbais e multimodais da reportagem do portal de notícias Metrópoles sobre escolas públicas do Distrito Federal focou a seleção lexical de textos verbais, o enfoque multimodal e as metáforas utilizadas com base na Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006) e na Teoria da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006 [1996]; KRESS, 2010). Nesta pesquisa, evidenciou-se que o jornalista legitimou relações sociais hegemônicas, apesar de demonstrar alto comprometimento com a identidade social criada para o Governo do Distrito Federal por meio das metáforas que utilizou e da seleção lexical que fez dos relatos dessas autoridades.Downloads
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Publicado
08/08/2018
Como Citar
JUNQUEIRA, T. L.; DA SILVA, F. C. O. Representações discursivas da Escola Democrática do DF na mídia jornalística. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 2, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1807-3. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/9642. Acesso em: 23 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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