Chamada de artigos: Vidas vulneráveis: ser migrante em tempos de conservadorismo na América Latina

Dossiê: Vidas vulneráveis: ser migrante em tempos de conservadorismo na América Latina

Organizadores: 

Gustavo Dias (Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil) http://lattes.cnpq.br/1973019388669345

Fulvio Rivero Sierra (Universidade Nacional de Tucumán-CONICET, Argentina) https://ri.conicet.gov.ar/author/26733

Recentemente, presenciamos uma intensificação dos processos de criminalização da migração e vulnerabilidade de sujeitos migrantes na América Latina. Diante da emergência de governos liberais conservadores, constata-se o recuo de políticas migratórias inclusivas, bem como a utilização de migrantes enquanto “bodes expiatórios” para explicar crises sociais.

Assim, este dossiê da Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais (E-ISSN: 2359-2419), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), propõe refletir, criticamente, sobre o impacto de tais políticas migratórias na dimensão cotidiana desses sujeitos migrantes.

Convidamos, portanto, contribuições de pesquisador(a)es (mestranda(o)s em diante) que examinam, por meio de estudos de campo, casos de deportação, xenofobia, aporofobia e “ilegalidade” vividas em nossa região. O objetivo é selecionar artigos que, de forma original, tragam, através de distintas realidades empíricas analisadas, contribuições conceituais e epistemológicas para as Ciências Sociais pensarem a vulnerabilidade migratória na América Latina.

Envio de artigo: 6 de março de 2020 até 31 de agosto de 2020