A construção da desconfiança e a crise da democracia: mídia e política no Brasil contemporâneo

Autores

  • Alexandre Aparecido dos Santos Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP
  • Rosangela da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Palavras-chave:

Democracia, Mídia, Política,

Resumo

Com o objetivo de problematizar a centralidade da mídia em relação à dinâmica política contemporânea, tomando um período histórico que retoma acontecimentos que vão desde as jornadas de junho de 2013, o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff ocorrido em 2016, até a greve dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018 – entendidos enquanto processos que expressam um momento de crise vivenciado pela democracia representativa no país – este artigo toma a relação entre mídia e política como objeto de estudo. A abordagem teórica será realizada a partir da análise de Ianni (1997) e Miguel (2010), autores que, ao fazerem um balanço da literatura acerca desta temática reiteram a hipótese de que a mídia constrói um discurso de desconfiança acerca da política. Para tanto, serão analisadas, a partir dos dados do site Manchetômetro, o teor das notícias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, nos períodos acima mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Comunicação e política: um campo de estudos e seus desdobramentos no Brasil. In: MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (Org.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 07 – 23.

IANNI, Octávio. A política mudou de lugar. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA. São Paulo, 11(3). 1997, p. 03 – 07.

______________. O príncipe eletrônico. Perspectivas, São Paulo, v.22, 1999, p.11- 29.

MIGUEL, Luis Felipe. O jornalismo como sistema perito. Tempo Social. USP, S. Paulo, 11(1) 1999, p. 197 – 208.

______________. A mídia e o declínio da confiança na política. In: In: MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (Org.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 223 – 240.

Downloads

Publicado

21/03/2019