Honra, poder e parentela política: reflexões sociológicas a partir de um estudo de caso no Sertão Pernambucano

Autores

  • Giovanni Alves Duarte de Sá Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Palavras-chave:

Poder, Parentela, Honra, Elite,

Resumo

A proposta deste artigo é compreender o processo histórico que marcou a construção de uma elite política no interior de Pernambuco, evidenciando relações de honra, poder e parentela no contexto de Serra Talhada, município de 84 mil habitantes localizado no interior do estado. Para chegar aos resultados desta pesquisa, o trabalho contou com entrevistas de campo, investigação bibliográfica e consultas a arquivos públicos para compreender o fenômeno do coronelismo na cidade a partir da investigação de redes de interdependência e dominação política entre famílias locais e o fortalecimento de configurações e estratégias morais que permanecem até os dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Alves Duarte de Sá, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PPGCom) e graduado em Jornalismo também pela mesma instituição. É membro do Gresp (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política).

Referências

ARRUDA, Pedro Fassoni. Capitalismo dependente e relações de poder no Brasil: (1889-1930). São Paulo: Expressão Popular, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Le capital social. Notes provisoires. ARSS, v.31, jan. 1980.

______ . Razões práticas. Sobre a teoria da ação. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2008

______ . O sentimento de honra na sociedade Cabília. In: PERISTIANY, John G. (Org.). Honra e vergonha: valores das sociedades mediterrânicas. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988.

CAMPELLO, Manoel Netto. História Parlamentar de Pernambuco. Recife: Assembleia Legislativa de Pernambuco, 1979.

CAVALCANTI, Otavio Luiz. Pernambuco: uma história política. 2ª ed. Recife: Edições Bagaço, 2013.

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Editora 70, 2008.

______ . A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

______. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realiza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

JASMIN, Elise Grunspan. Lampião, senhor do Sertão. São Paulo: Edusp, 2001.

JUNIOR, Waldemar Alves da Silva. O coronelismo em Salgueiro: uma análise da trajetória política do coronel Veremundo Soares (1920-1945). 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. Pernambuco, 2016).

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. 7ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MARQUES, Ana Cláudia. Intrigas e questões: vingança de família e tramas sociais no sertão de Pernambuco. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

MONTEIRO, José Marciano. A política como negócio de família: para uma sociologia política das elites e do poder político-familiar. São Paulo: LiberArs, 2017.

NETO, Antônio. Lampião à luz da lei. Recife: Edição do autor, 2017.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. Na teia do nepotismo: sociologia política das relações de parentesco e poder político no Paraná e no Brasil. Curitiba: Insight, 2012.

PITT-RIVERS, J. Honra e posição social. In J. G. Peristiany (Org.), Honra e vergonha

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.

______ . A doença da honra. In Gautheron, M. A Honra: dom de si ou ideal

equívoco. Porto Alegre: LP&M Editores, 1991.

REIS, Eliana Tavares; GRILL, Igor Gastal. Estudos de elites políticas e as bases das multinotabilidades no Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 3. Dezembro de 2017. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125888>. Acesso em: 25 janeiro. 2018.

SILVA, Renata Danielle Moreira. “É a mesma coisa só que é diferente”: Representações sociais de honra para adolescentes inseridos em contexto de aprendizagem profissional. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2009.

SOARES, Cristiano Emerson de Carvalho. Pereiras e Carvalhos: uma história da espacialização das relações de poder (Serra Talhada-PE). 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da UFRN. Natal, 2015.

SOARES, Roberto Sávio de Carvalho. Coronel Cornélio Soares: uma história de vida em Serra Talhada. João Pessoa: Midia Gráfica e Editora, 2013.

VILAÇA, Marcos Vinícios; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti. Coronel, coronéis, apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste. Bertrand Brasil, 2003.

WILSON, Luis. Roteiros de velhos e grandes sertanejos. Recife: Centro de Estudos de História Municipal, 1978.

Downloads

Publicado

21/03/2019