O impacto da economia solidária no perfil de mulheres assentadas na região fronteiriça

Autores

  • Cristóvão Domingos de Almeida Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6044-4557
  • Simone Barros Oliveira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé – RS – Brasil
  • Charles Hoepner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS – Brasil

Palavras-chave:

Mulher, Trabalho, Economia Solidária,

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre a economia solidária na região de fronteira, cidade de São Borja – RS, destacando a inclusão de mulheres nos empreendimentos solidários. As mulheres veem nesta ação, possibilidade concreta na geração de trabalho e renda, bem como a inclusão no mundo do trabalho. Aborda-se tais impactos e mudanças, principalmente para com as mulheres, uma vez que historicamente enfrentaram e enfrentam postos de trabalho precarizados. Para construção do trabalho foram revisitadas bibliografias, visitas in loco e observações. Para afirmar que a economia solidária, tornou-se fonte de renda às mulheres, é necessário abordar os desafios, os impactos e as atividades desenvolvidas nos grupos sociais que reúnem transformações a partir do trabalho e da geração de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT – Brasil.

Pós-doutor e doutor em Comunicação, mestre em Educação e graduado em Relações Públicas. Professor do curso de Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

Simone Barros Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé – RS – Brasil

Pós-doutora, doutora, mestra e graduada em Serviço Social, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Fronteira Unipampa/CNPQ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diálogos do Pampa Unipampa/CNPQ. Mediadora judicial.

Charles Hoepner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS – Brasil

Assistente Social, especialista, mestre em Serviço Social e doutorando em Serviço Social pela PUCRS.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?:ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BISWANGER, Hans. Desenvolvimento com equidade e agricultura familiar. <http://books.google.com/books?hl=pt-

BR&lr=&id=fzCJFVodiN0C&oi=fnd&pg=PA15&dq=diminui%C3%A7%C3%A3o+

+da+agricultura+familiar&ots=bbfOXrmgBP&sig=spad0pMA_zKSvKEYrPu5klLgt I>.

Acesso em 15 de junho de 2018.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KAMPER, Dietmar. O trabalho como vida. São Paulo: Annablume, 1998.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. O que é Economia Solidária. Disponível em: <http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/ecosolidaria_oque.asp>. Acesso em 12 de abril de 2018a.

______. Sistema de Informações em Economia Solidária - (SIES). Disponível em: <http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/sies.asp>. Acesso em: 13 de abril de 2018b.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. O trabalho feminino e as desigualdades no mundo produtivo do Brasil. IN: SILVA, Maria Ozanira Silva e; YASBEK, Maria Carmelita. Políticas públicas de trabalho e renda no Brasil contemporâneo. 2.ed. São Paulo: Cortez, São Luís, MA: FAPEMA, 2008.

NUNES, Débora. Incubação de empreendimentos de economia solidária: uma aplicação da pedagogia da participação. São Paulo: annablume, 2009.

OLIVEIRA, Simone Barros. Sustentabilidade Ambiental: gerando renda por meio de práticas solidárias. Projeto de Extensão. Unipampa. São Borja: 2009.

______. Economia Solidária: trabalho e renda solidária com Mulheres Assentadas. Projeto de Extensão. Unipampa. São Borja: 2012.

PORTUGAL, Alberto Dutra. O desafio da Agricultura Familiar. Disponível em:

http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2002/artigo.2004-12-07.2590963189/.

Aceso em: 25 maio de 2014.

SIMÕES. Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. 1.ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento e trabalho no tempo do capital: implicação para a proteção social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

18/09/2019