Abebé de Oxum:
Exemplificações simbólicas do imaginário e saberes afrorreligiosos do Candomblé desde a estética
DOI:
https://doi.org/10.47284/cdc.v24iesp.1.18190Palavras-chave:
Estética, Saber afrodiaspórico, Orixás, CandombléResumo
Apresentamos uma análise estético-simbólica, à luz da teoria do imaginário postulada por Gilbert Durand, relacionada às simbologias manifestadas esteticamente no espelho empunhado por Oxum, o abebé. De modo a considerar as subjetividades provenientes do corpo de culto do Candomblé, relevamos questões inteligíveis provenientes da afrorreligiosidade, desde uma perspectiva estética. Retomamos o capital pensado de uma tradição afrodiaspórica e os saberes que emanam dos seus ritos a partir da fotografia de seus objetos sacros. A aproximação construída conjuntamente à Teoria do Imaginário resulta numa interpretação dos aparatos do sagrado que demarcam os artefatos constituintes da religiosidade e concebe um percurso de materialização da presença do divino metafísico em terra. Ainda, transpõe significados inerentes às suas características simbólicas, sintetizadas através de artefatos sacros e suas conotações ocultas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rogério de. O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha. 2015. Orientador: Afranio Mendes Catani. 204 f. Tese (Livre docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-15032016-143517/pt-br.php. Acesso em: 05 abr. 2024.
ALMEIDA, Anderson Diego da Silva; SANTOS, Jefferson Nunes dos; CARDOSO, Arlindo da Silva. Adornos e Orixás: o design como mediador entre os símbolos e plasticidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12. Anais [...]. São Paulo: [s. n.], nov. 2016. v. 2, n. 9, p. 3561-3572. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0306.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BALL, Michael; SMITH, Gregory. Ethnomethodology and the Visual: Practices of Looking, Visualization, and Embodied Action. In: BALL, Michael; SMITH, Gregory. The SAGE Handbook of Visual Research Methods. 1. ed. Los Angeles: Sage Publishing, 2011. p. 392-412.
CARDOSO, Fernando da Silva; CARVALHO, Mário Faria de. Questões teórico-epistemológicas à pesquisa social contemporânea: o pesquisador, o ator social e outros aspectos. FUCAMP Cadernos, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 36-50, 2018. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1307. Acesso em: 20 abr. 2023.
CARDOSO, Fernando da Silva; CARVALHO, Mário Faria de. Contemporaneidade, pesquisa social e imaginário. Revista Nupem, Campo Mourão, v. 7, n. 13, p. 105-117, jul./dez. 2015.
Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5461/3489. Acesso em: 10 abr. 2023.
CARVALHO, Mário Faria de; FERREIRA, Leandro Tiago. Estética, imaginário e saber afrodiaspórico: dimensões simbólicas do Candomblé Jeje-Mahi, no Terreiro T’aziry Ladê. Revista África e Africanidades, [S. l.], ano XIV, n. 42, p. 84-107, 2022. Disponível em: https://africaeafricanidades.com.br/documentos/ARTIGOS_EDICAO_42.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1994.
FERREIRA, Danilo dos Santos; FREIRE, Francisca Jocélia de Oliveira; OLIVEIRA, Lorena Conceição Moreira de. Ensino afrocentrado: uma proposta para estética negra na dança. In: Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, 6., 2019. Anais [...]. Salvador: [s. n.], 2019. p. 2023-2035. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34453. Acesso em: 13 abr. 2023.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
MACHADO, Adilbênia Freire; OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia africano-brasileira: ancestralidade, encantamento e educação afrorreferenciada. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, [S. l.], v. 43, n. 126, p. 48-65, jan./jun. 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8258572.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes. A (ex) (des) estrutura em Gilbert Durand. Cad. Est. Soc., Recife, v. 9, n. 2, p. 259-266, jul./dez. 1993. Disponível em: https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/download/1139/859. Acesso em: 28 abr. 2023.
PARÉS, Luis. A formação do Candomblé: história e ritual da nação Jeje na Bahia. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
PITTA, Danielle. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. 1. ed. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Aprender a ver no Candomblé. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 229-251, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/grgQ9J6MPkQdRqLBK74xJLQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
SÀLÁMÌ, Síkírù. A Mitologia dos Orixás Africanos: Coletânea de Àdúrà (Rezas), Ibá (Saudações), Oríkì (Evocações) e Orin (Cantigas) usados nos cultos aos orixás na África. 1. ed. São Paulo: Oduduwa, 1990.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Arte religiosa afro-brasileira: as múltiplas estéticas da devoção brasileira. Debates Do NER, Porto Alegre, ano 9, n. 13, p. 97-113, jan./jun. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/5251/2985. Acesso em: 20 abr. 2023.
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Pedagogia do imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Olhar de Professor, Ponta grossa, v. 9, n. 2, p. 215-227, 2006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461. Acesso em: 30 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.