Da Sociologia Ambiental à Sociologia da Sustentabilidade
avanços por meio do estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.47284/cdc.v25i00.20034Palavras-chave:
Sociologia ambiental, Sociologia da sustentabilidade, Sociedade, Meio ambiente, Estado da arteResumo
O presente estudo foi estruturado por meio da metodologia do Estado da Arte, objetivando a compreensão do estágio do conhecimento da Sociologia Ambiental, utilizando-se como recorte temporal o movimento ambientalista brasileiro da década de 1970. A coleta de dados ocorreu em bases de teses e dissertações brasileiras, e as análises resultaram na compreensão das produções nesse campo. Os resultados indicam a constatação de uma discussão no campo da Sociologia Ambiental sob as mais diversas perspectivas, mas com predominância da dimensão social, além de uma vanguardista integração holística com os estudos que tangenciam a temática da sustentabilidade, fazendo emergir as bases para uma Sociologia da Sustentabilidade.
Downloads
Referências
BACCHIEGGA, F. Desvendando as abordagens da Sociologia Ambiental: revisão de artigos selecionados. Sustentabilidade em Debate, v. 4, n. 2, p. 118-137, 2013. DOI: 10.18472/SustDeb.v4n2.2013.8090. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231198867.pdf. Acesso em: 7 nov. 2024.
BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: 34, 2011.
CATTON, W.; DUNLAP, R. Environmental sociology: a new paradigm. The American Sociologist, v. 13, n.1, p. 41-49, 1978. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27702311. Acesso em: 7 nov. 2024.
CATTON, W.; DUNLAP, R. Sociologia ambiental: um novo paradigma. Revista Sociedade e Estado, v. 36, n. 2, p. 773-787, 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/53234914/Catton_e_Dunlap_Sociologia_ambiental_Um_novo_paradigma. Acesso em: 7 nov. 2024.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
FERREIRA, L. C. Ideias para uma Sociologia da Questão Ambiental no Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 77-89, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/download/3096/2477. Acesso em: 7 nov. 2024.
FLEURY, L. et al. O ambiente como questão sociológica: conflitos ambientais em perspectiva. Sociologias, v. 16, n. 35, p. 14-50, 2014.
FORTUNATO, I.; PORTO, M. R. S. O método natural e o pensamento complexo: uma relação possível para a educação escolar. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020. DOI: 10.1590/S1678-4634202046219428. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/nJgzSrC5hYJ7sLstjz8kHWh/#. Acesso em 7 nov. 2024.
GIDDENS, A. Novas regras do método sociológico. Lisboa: Gradiva, 1996. 181 p.
GIDDENS, A. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: BECK, U. Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: UNESP, 2001.
GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.
GOLDBLATT, D. Teoria social e ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
KANASHIRO, V. Por uma sociologia do conhecimento científico da questão ambiental: a produção acadêmica brasileira sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: resultados preliminares. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, v. 16, n. 1, p. 175-188, 2009.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MCREYNOLDS, S. A. Guia para o iniciante em sociologia do meio ambiente: definição, lista de jornais e bibliografia. Ambiente & Sociedade, v. 2, n. 5, p. 181–189, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-753X1999000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/BSwqwPSQwDPkcXRtXvp4dxP/?lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2024.
REDCLIFT, M. Sustainability: life chances and livelihoods. London: Routledge, 2000.
RODRIGUES, T. Bases conceituais para uma sociologia da sustentabilidade: capitaloceno, justiça ambiental e racismo ambiental. O Social em Questão, v. 26, n. 55, 2023. DOI: 10.17771/PUCRio.OSQ.61443. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/61443/61443.PDF. Acesso em: 7 nov. 2024.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 7 nov. 2024.
SCHNAIBERG, A. Environmental sociology and the division of labor. Evanston, IL: Northwestern University, 1972.
SILVA, T. M. A angústia diante do tornar-se: símiles no pensamento de Søren Kierkegaard. Revista Ágora Filosófica, v. 21, p. 38-60, 2021. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/download/1981/1861/7908#:~:text=Kierkegaard%20prop%C3%B5e%20que%20se%20vivencie,%2C%20n%C3%A3o%20poderia%20angustiar%2Dse. Acesso em: 7 nov. 2024.
SOLYNO SOBRINHO, S. A. Elementos para a construção de uma sociologia ambiental. Paper do NAEA, v. 1, n. 1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.11115. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/11115. Acesso em: 7 nov. 2024.
TORRES, M. B. R. A natureza socializada em Anthony Giddens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação, v. 24, 2010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/download/3899/2326/10839#:~:text=Para%20Giddens%20(1996a%2C%20p.,cada%20um%20dos%20encontros%20sociais. Acesso em: 7 nov. 2024.
VEIGA, J. E. O âmago da sustentabilidade. Rev. Bras. Ci. Soc., São Paulo, 2024. DOI: 10.1590/S0103-40142014000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KnKGvfh3nF8sTcWx9mSQBvk/?format=html&lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2024.
VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, p. 165-189, 2014. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso em: 7 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




