Modernidade e sociologia no ensino médio: reflexões acerca da construção de metodologias e conteúdos

Autores

  • Fernanda Feijó

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Educação, Modernidade, Metodologias e conteúdos, Reflexão sobre o mundo,

Resumo

O trabalho proposto pretende contribuir para a reflexão de “o que” e “como” ensinar ciências sociais, através da disciplina sociologia, para jovens do ensino médio, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa acerca do tema, levando-se em consideração o importante papel da sociologia, enquanto disciplina autônoma para a formação básica dos adolescentes, seres sociais submetidos à moderna condição humana, em situação de grande complexidade, dadas as ambigüidades de nossa sociedade atravessada por assimetrias sociais e políticas profundas. Levando em questão estas considerações, o desafio é pensar o que ensinar e como transmitir o conteúdo escolhido para que a sociologia possa se consolidar no rol de disciplinas do ensino médio. Mas, ao mesmo tempo, esta disciplina deverá cumprir um papel fundamental na formação dos adolescentes, se a pensarmos como um referencial teórico que possibilite uma autocompreensão do mundo, levando-se em conta os dilemas impostos aos indivíduos pela modernidade líquida.

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