Velhos dilemas, novos desafios: novas formas de trabalho, terceirização e representação sindical no meio rural paulista

Autores

  • Gabriel da Silva Teixeira Doutorando em Ciências Sociais. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Pós-Graduação em Ciências Sociais. Campinas – SP – Brasil.
  • Rosemeire Salata Doutoranda em Ciências Sociais. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-Graduação em Ciências Sociais. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Setor sucroalcooleiro, Mecanização da colheita, Mercado de trabalho, Organização do trabalho, Sindicalismo,

Resumo

O intenso processo de mecanização da colheita de cana de açúcar na última década compõe um cenário bastante diverso daquele verificado em décadas anteriores no tocante à organização do trabalho e aos padrões de inserção da mão de obra empregada no setor sucroalcooleiro. A nova dinâmica produtiva deste setor, constantemente reestruturada a partir da entrada de novos grupos investidores, é acompanhada por reflexos importantes para os trabalhadores que compõem a área rural das usinas e suas entidades representativas. O presente artigo visa problematizar as novas formas de inserção dos trabalhadores no processo produtivo, dando especial atenção ao processo de terceirização das atividades de corte, carregamento e transporte da cana de açúcar pelas empresas sucroalcooleiras e às perspectivas sindicais de ação e representação neste contexto. O universo empírico da análise tem por base a região de Ribeirão Preto/SP, polo nacional de produção de açúcar e álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos