Indexadores

Bases de dados:

     

       

   

 

Diretórios/Repositórios:

 

             

 

Portais:

            

                

Índices:

 

        

 

Divulgadores:

       

 

Entendendo os Indexadores

Bases de dados 

Bases de Dados são conglomerados de dados que, editados por meio de atributos semelhantes, têm a função de auxiliar na recuperação de informações que visam a geração de novos conteúdos. As bases de dados geralmente têm um sistema de busca para seus registros e são, em grande parte, classificadas em: tipo de publicação, área do conhecimento e público-alvo.

Diretórios/Repositórios

Diretórios (ou repositórios, em alguns casos) são listas que têm a finalidade de divulgar as publicações científicas e socioculturais de diferentes tipos de organismos ou organizações. Contemplam listas que registram os novos títulos publicados, bem como suas alterações e, no caso dos periódicos científicos, todas as características relevantes que levam em conta a publicação e difusão de seus números. 

Portais

Os portais de indexação são ferramentas de buscas muitos similares aos diretórios. Sua principal função, por ser um ambiente estruturado que reúne ou integra distintas fontes de informação, é a distribuição de conteúdo para uma série de outros sites que dele se alimentam, por meio de motores de busca e de um diretório. Os portais podem ser dos tipos aberto (que garante acesso a todos os periódicos de domínio aberto) ou restrito (gerido por empresas ou instituições que têm a finalidade de indexar as publicações da própria instituição), dependendo da instituição que articulam a sua gerência.

Índices

Índices têm a finalidade de indexar as referências bibliográficas de cada artigo que compõe uma edição ou volume de um determinado periódico, afim de mensurar o fator de impacto de cada artigo citado. Essas referências são usadas, posteriormente, para a recuperação de informações que vão gerar, a partir de sua contabilização, os indicadores de citação.