Um herói nada mascarado: o <i>Blog</i> do Lelê à luz da semiótica

Autores

  • Mayra Fernanda Ferreira UNESP – Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v6i2.1205

Palavras-chave:

mídia infantil, semiótica francesa, intencionalidade do discurso, contrato de veridicção, infant media, french semiotics, discourse orientation, fiduciary contract

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar semioticamente uma mídia infantil na Web. Como objeto de estudo, adotamos uma história do Blog do Lelê, postado semanalmente no portal UOL. Tendo em vista os conceitos semióticos, a partir do percurso gerativo de sentido – postulado por Greimas – visamos identificar os valores empregados na construção do discurso, a fim de verificar as estratégias utilizadas pelo enunciador, para construir uma narrativa que pareça verdadeira e estabeleça uma relação de fidúcia com a criança usuária. Palavras-chave: mídia infantil; semiótica francesa; intencionalidade do discurso; contrato de veridicção.

Biografia do Autor

Mayra Fernanda Ferreira, UNESP – Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da FAAC -Unesp Bauru.

Downloads

Publicado

29/12/2008

Edição

Seção

Artigos