Um herói nada mascarado: o <i>Blog</i> do Lelê à luz da semiótica
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v6i2.1205Palavras-chave:
mídia infantil, semiótica francesa, intencionalidade do discurso, contrato de veridicção, infant media, french semiotics, discourse orientation, fiduciary contractResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar semioticamente uma mídia infantil na Web. Como objeto de estudo, adotamos uma história do Blog do Lelê, postado semanalmente no portal UOL. Tendo em vista os conceitos semióticos, a partir do percurso gerativo de sentido – postulado por Greimas – visamos identificar os valores empregados na construção do discurso, a fim de verificar as estratégias utilizadas pelo enunciador, para construir uma narrativa que pareça verdadeira e estabeleça uma relação de fidúcia com a criança usuária. Palavras-chave: mídia infantil; semiótica francesa; intencionalidade do discurso; contrato de veridicção.Downloads
Publicado
29/12/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.