LINGUÍSTICA POPULAR, SOCIOTERMINOLOGIA, AUTORIDADE: O CASO DOS FÓRUNS DE ENERGIA RENOVÁVEL
POPULAR LINGUISTICS, SOCIOTERMINOLOGY, AUTHORITY: THE CASE OF RENEWABLE ENERGY FORUMS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i2.17075Palavras-chave:
Linguística Popular. Socioterminologia. Energias Renováveis. Autoridade. Confiança.Resumo
Neste presente trabalho, proponho mostrar o interesse de integrar a perspectiva da Linguística Folk (NIEDZSIELSKI; PRESTON, 2000) ou Linguística Popular (ACHARD-BAYLE; PAVEAU, 2008) no quadro dos estudos socioterminológicos (GAUNDIN, 1999), a partir, especialmente, das noções de confiança e autoridade. Para tal, escolhi o campo da terminologia das energias renováveis tal como ela circula em fóruns da internet. Analisarei as estratégias criadas pelos dispositivos do fórum e desenvolvidas pelos usuários para construir um discurso legítimo e digno de confiança sobre o qual se fundamenta a negociação, a aceitação e a apropriação dos termos da especialidade nestes dispositivos. De fato, os fóruns mostram tanto a existência de estratégias de legitimação de fontes convocadas pelos usuários ao longo dos debates, quanto as hierarquias dos locutores que podem discutir questões mais ou menos técnicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.