Enigmas da imagem: um caminho metodológico para análise de publicidade impressa

Autores

  • Sandra Depexe UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1839

Palavras-chave:

análise de imagem, efeitos de sentido, semiótica, publicidade, image analysis, effects of meaning, semiotics, advertising

Resumo

O presente artigo tem por finalidade percorrer alguns caminhos no campo da análise de imagens visuais, tendo como principal referência Joly (1996). Para tanto, busca resgatar lógicas de composição de imagens e sentidos, abordando temas e conceitos considerados essenciais, sem a pretensão de esgotar o assunto. Como exemplo de aplicação do método, faz-se a análise de um anúncio publicitário impresso, desvelando efeitos de sentido e possíveis estratégias de produção publicitária.

Biografia do Autor

Sandra Depexe, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Comunicação Midiática da UFSM, especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pela UNIFRA, bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela UFSM.

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Publicado

25/08/2009

Edição

Seção

Artigos