"RECEITAS DE OLHAR" E "CLASSIFICADOS POÉTICOS" DE ROSEANA MURRAY SOB A PERSPECTIVA DO GÊNERO EM SEMIÓTICA
ROSEANA MURRAY’S "RECEITAS DE OLHAR" AND "CLASSIFICADOS POÉTICOS" FROM THE PERSPECTIVE OF GENRE IN SEMIOTICS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v17i2.19695Resumo
Neste trabalho, analisamos dois poemas da autora Roseana Murray sob a perspectiva do gênero em semiótica. Um dos textos analisados é o poema Receitas de olhar; o segundo faz parte do livro Classificados poéticos. Nossa análise pauta-se na abordagem semiótica do gênero desenvolvida por Jacques Fontanille (2016), que se diferencia da concepção de que um gênero depende das noções de convenção e de tradição que supõem formas fixas. Essa concepção se afasta do discurso em ato, ou seja, com ela o destaque é dado ao caráter permanente dos gêneros, enquanto a visão de Fontanille foca na labilidade dos discursos. Desse modo, os poemas selecionados sugerem uma análise interessante sobre as dimensões da negociação entre tipos textuais e discursivos na origem de um dado gênero. Nosso intuito é apresentar essa abordagem dos gêneros como um instrumento que, além de marcar a diferença entre texto e discurso, destaca as propriedades textuais e discursivas que compõem cada gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.