OS MIL NOMES DO ANTROPOCENO
A THOUSAND NAMES OF THE ANTHROPOCENE
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v18i2.20546Resumo
O tema do Antropoceno encontra-se entre os mais sérios desafios que a humanidade hoje enfrenta. Ignorá-lo tornou-se impossível dado o fato de que a crise climática hoje afeta o planeta e cada um de nós. Conhecer o problema é uma forma de conscientização e consequente busca de enfrentamento por mais modesta que seja. Este artigo tem por objetivo fornecer um panorama breve, mas amplo, das condições atuais que envolvem esse tema. Para isso, o artigo discorre sobre os trabalhos pregressos da autora, seguido de um levantamento e comentários críticos da literatura sobre o tema para terminar na necessidade de um repensamento profundo da ontologia do humano no contexto da crise.
Palavras-chave: Antropoceno. Crise. Ontologia. Panorama. Crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.