INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS GENERATIVAS E VIÉS ALGORÍTMICO: UM NOVO PARADIGMA SEMIÓTICO
GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCES AND ALGORITHMIC BIAS: A NEW SEMIOTIC PARADIGM
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v18i2.20673Palavras-chave:
Semiotics, Algorithmic, Biais, Prompt, Digital culture, Generative artificial intelligenceResumo
O artigo discute, sob a ótica da semiótica discursiva, os mecanismos de produção de sentido e o fenômeno do viés em imagens geradas por sistemas de inteligência artificial (IA) generativa. Partindo do modelo greimasiano de geração de sentido, analisa-se como algoritmos e bancos de dados, ao processarem grandes volumes de informações, reproduzem estereótipos culturais e hierarquizam formas de vida. O trabalho adota um experimento com prompts controlados para observar como tais sistemas figurativizam identidades regionais e de gênero, consolidando representações hegemônicas. Ao reconhecer que o viés algorítmico é constitutivo da lógica generativa, o trabalho apresenta alguns subsídios para a reflexão semiótica crítica dos modos pelos quais a IA participa da construção simbólica do mundo, exigindo novas formas de leitura e de responsabilidade ética frente às tecnologias de sentido.
Palavras-chave: Semiótica discursiva. Inteligência artificial generativa. Viés algorítmico. Prompt. Cultura digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.