MULTIMODALIDADE EM REPORTAGEM: METAFUNÇÃO IDEACIONAL/REPRESENTACIONAL E GÊNERO SOCIAL NA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4421Palavras-chave:
Multimodalidade, metafunção ideacional/representacional, mídia, gênero social.Resumo
Acreditando que, para além dos limites de uma leitura verbal, as reportagens encerram uma ideologia também por meio das imagens que veiculam, realizo um estudo multimodal de uma reportagem publicada pela revista Veja, buscando complementar a análise da metafunção ideacional no texto verbal, baseada na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (2004), através da identificação de processos verbais de transitividade, com a análise da metafunção ideacional/representacional no texto não verbal, baseada na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006), verificando processos conceituais e narrativos. Esses últimos autores propõem uma metodologia que entende a metafunção ideacional como relacionada a significados representacionais nas imagens. O fato de a reportagem não ser assinada manifesta o caráter ideológico e opinativo dessa instituição midiática. Isso foi sugerido tanto pela maciça presença de processos relacionais de função classificatória no texto verbal, quanto pelos inúmeros processos conceituais classificatórios subjacentes encontrados nas imagens, os quais classificam casais como destinados a um “final feliz” – unindo homens com mulheres mais jovens –, ou a um “final infeliz” – separando homens de mulheres mais velhas.Downloads
Publicado
27/07/2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.