A IMAGEM COMO OBJETO DE ENSINO

Autores

  • Glaucia Muniz Proença Lara UFMG - FALE - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4423

Palavras-chave:

texto visual, texto sincrético, conteúdo, expressão, semissimbolismo, ensino.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para a abordagem de textos visuais e sincréticos (verbovisuais) em sala de aula, a partir dos princípios e procedimentos propostos pela teoria semiótica francesa, sobretudo num de seus desdobramentos mais recentes: a semiótica visual ou plástica. Assim, o texto é trabalhado por meio da articulação entre conteúdo e expressão, buscando-se, sempre que pertinente, a homologação entre categorias desses dois planos, de modo a construir relações semissimbólicas. O semissimbolismo oferece uma nova leitura do mundo, ao associar diretamente relações de cor, de forma (plano de expressão) com relações de sentido (plano de conteúdo), contribuindo, desse modo, para transformar o aluno num leitor proficiente de textos/imagens.

Biografia do Autor

Glaucia Muniz Proença Lara, UFMG - FALE - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora doutora da Faculdade de Letras/UFMG.

Downloads

Publicado

27/07/2011

Edição

Seção

Artigos