O ACONTECIMENTO EM MEIO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4425Palavras-chave:
acontecimento, discurso pedagógico, semiótica tensiva.Resumo
Diante de alguns enunciados inseridos em práticas pedagógicas, é inevitável acionar concepções desse exercício ligadas à rotina e à programação. Em meio à regularidade ou tradição nessas práticas, elevam-se, entretanto, cenas de maior intensidade, vistas como acontecimento, que desencadeiam outras em que imperam as necessárias estratégias de ajustamentos. O que nos conduz ainda à abordagem que aqui apresentamos é a convergência que observamos entre a teorização dessas noções de programação e desvio no campo pedagógico e o direcionamento mais recente da semiótica para uma teorização do aspecto contínuo e sensível dos eventos. Para a análise feita, selecionamos enunciados de um curso realizado em ambiente digital, pelo qual demonstramos essa convergência teórica e, ao mesmo tempo, servimo-nos deles para encontrar ocorrências que validam esse ponto de vista.Downloads
Publicado
27/07/2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.