Projeto de texto e iconicidade: uma reflexão sobre a eficácia comunicativa
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v5i1.553Palavras-chave:
iconicidade, argumentação, eficácia comunicativa, iconicity, dissertation, communicative efficacy.Resumo
Focaliza-se a busca de subsídios para a otimização das aulas de produção textual. Enfoca-se o avanço na produção de suporte teórico sobre: a) texto tomado como objeto visual sensível; b) iconicidade da imagem textual e suas relações com a ativação de espaços mentais; c) seleção/combinação lingüística na produção da iconicidade textual; d) projeto comunicativo, eficácia textual e verossimilhança. Considera-se a hipótese de iconicidade gramatical com base na Semiótica de Peirce. Discute-se a eficiência de um projeto comunicativo, na sua capacidade de exprimir algo compreensível, plausível. O gênero objeto deste estudo é a dissertação. Na produção do texto dissertativo eficiente, este deverá gerar imagens mentais que se articulem com uma cosmovisão circulante na comunidade discursiva onde está inserido o leitor. O encontro de imagens textuais e as interiorizadas/evocadas produz a sua eficiência comunicativa, com ênfase na seleção lexical onde destacamos a contribuição de Antenor Nascentes. Palavras-chave: Iconicidade. Argumentação. Eficácia comunicativa.Downloads
Publicado
04/03/2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.