UMA LEITURA DO ACONTECIMENTO EM CISNE NEGRO DE DARREN ARONOFSKY

Cíntia Morais Marinho

Resumo


Utilizando-se dos conceitos teóricos propostos por Zilberberg acerca da noção de acontecimento, este trabalho tem como proposta analisar brevemente duas cenas do filme Cisne Negro (2010) do diretor Darren Aronofsky. Na narrativa, Nina é integrante de uma grande companhia de balé americana e tem como meta obter o papel principal na próxima montagem do grupo. Os dois episódios escolhidos sintetizam em si acontecimentos que invertem a direção do jogo narrativo, abrindo espaço para a regência da concessividade no encadeamento de episódios que fazem parte da busca realizada pelo sujeito. São, portanto, ideais para colocar em prática o uso dos recentes desenvolvimentos advindos da Semiótica Tensiva.


Palavras-chave


Acontecimento; Semiótica Tensiva; Cisne Negro.

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DOI: https://doi.org/10.21709/casa.v10i2.5588



E-ISSN: 1679-3404